Casa do caramba

dsafasdgfsdhgsdfhsdfghdfghsdfghdfghdfghdf

Bateria

INTRODUÇÃO

Não há duvida de que os sons são anteriores ao homem. Sons diversos são produzidos, quando o vento atravessa um canavial, quando as águas de um rio correm entre as pedras ou quando os pássaros gorjeiam, os sons da natureza, no entanto, são gratuitos carecem de intenção musical; podemos interpreta-los como se fossem música, mas não o são. O vento soprando através de um tronco oco produz sons, mas só quando o homem descobriu esses sons e começou a produzi-los voluntariamente a música foi criada.

ORIGEM DO TECLADO

Robert Moog nasceu em 1934 em Nova York. Estudou piano quando criança e seu primeiro projeto como “engenheiro eletrônico” foi um Theremin, um instrumento russo inventado em meados da década de 20. Moog adorava ouvir novos sons, buscava sempre algo diferente. Depois de ganhar prêmios como físico e engenharia, Moog começou a se dedicar mais aos seus projetos. Inicialmente Moog pensava num amplificador de guitarra portátil, mas mudou o projeto para um sintetizador.
Com a ajuda de alguns companheiros e compositores, lançou seu primeiro sintetizador, chamado MOOG (muitos chamam de MINI MOOG), ele era monofônico, ou seja, executava apenas uma nota por vez mas era extremamente versátil ao manipular sons. Ataques, caídas de som, filtros e osciladores eram editáveis em tempo real. Moog simplesmente criara a base de todos os sintetizadores, utilizando um padrão ADSR (atack, delay, sustain e release).


Este é um dos modelos de MOOG que foi lançado a partir da década de 60.
CONHECENDO O SEU INSTRUMENTO

O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da música. Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista, etc.).
Um teclado, geralmente tem entre 4 e 5 oitavas, uma oitava é o conjunto de oito notas.
As teclas brancas são chamadas Naturais e as teclas pretas são chamadas sustenidos (#) ou bemóis (b).



NOTAS
Nota é um som musical. Nos utilizamos as notas para representar os sons musicais através da escrita. Existem sete sons diferentes Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, no teclado como em qualquer instrumento musical as notas básicas são essas.


Para uma melhor identificação das notas no teclado pode-se usar um modo bem simples:
A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre será a nota Dó.
A primeira tecla branca antes das três teclas pretas sempre será a nota Fá.





MÚSICA

Música é a arte de organizar sons, ela é formada por três elementos melodia, harmonia e ritmo, cada um têm uma função especial.
Melodia é a combinação de sons sucessivos. De forma simples, é o que é cantado.
Harmonia quando são tocados vários sons diferentes ao mesmo tempo, combinando-se entre si. É o acompanhamento da melodia através de acordes.
Ritmo é o “andamento” da música, combinando sons mais rápidos com mais lentos.
OS ACIDENTES
As teclas pretas do teclado representam uma alteração nos sons das teclas brancas, elevando ou abaixando suas tonalidade.
Semitom é a menor distância entre dois sons ½ tom.
Tom é o intervalo formado por dois semitons. ½ + ½ = 1


As únicas teclas brancas que são separadas por um semitom são: Mi e Fá Si e Dó.
Sustenido (#) eleva a nota um semitom (da esquerda para a direita).



Chama-se dó sustenido por que a nota dó foi aumentada um semitom.
Bemol (b) abaixa a nota um semitom (da direita para a esquerda).



Chama-se Ré bemol por que a nota Ré foi abaixada um semitom.
Com as demais notas repete-se o mesmo processo. Se você observar vai perceber que existem notas com iguais sons mais com nome diferentes ex: Réb e Do# essas notas são chamadas de enarmônicas.


Obs: não costuma chamar de mi# ou fáb, ou ainda, dób ou si#.

ESCALA
Escala: sucessão de notas separadas por tons ou semitons.
Escala natura: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí.
Escala cromática: Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mí Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, B.
Obs: Os tons Mí (E) e Si (B) não possuem sustenidos.

POSIÇÃO E NUMERAÇÃO DAS MÃOS
O pulso deve ser flexível. Os dedos arredondados, como se estivessem segurando uma bola.
Os dedos das mãos começam a ser contados dos polegares. Para não confundir a numeração dos dedos das duas mãos é só juntá-las.

0 comentários:

Postar um comentário